Estilo é algo que não se discute. Cada um tem o seu e ele se manifesta em todas as escolhas feitas. Mas boas referências sempre inspiram. Por isso, vale a pena conferir as tendências em arquitetura e decoração para 2020 antes de reformar ou projetar ambientes.
As 10 tendências em arquitetura e decoração para 2020 que destacaremos neste artigo são:
- ambientes monocromáticos;
- design minimalista;
- combinação de estilos;
- cores e formas;
- tecnologia e automação;
- sustentabilidade;
- conforto;
- funcionalidade;
- elementos naturais e design orgânico;
- customização.
A seguir, confira em detalhes cada uma dessas tendências e se inspire com as nossas galerias de fotos. Boa leitura!
1. Ambientes monocromáticos
A composição de ambientes monocromáticos é uma das tendências que vêm com força em 2020. O uso de uma cor em todo o espaço é aposta, principalmente, para cozinhas, mas que não se restringe ao cômodo. O estilo pode ser adotado, também, em quartos, salas, banheiros e outras áreas.
A monocromia se caracteriza pela utilização de um mesmo tom de cor em todo o design e ajuda a configurar um ambiente moderno e que impressiona pela ousadia e pela cor escolhida, que se destaca tanto em paredes quanto nos móveis e acessórios.
Para quem não quer arriscar tanto, a dica é optar pelo tom sobre tom. Após definir a cor que vai predominar no design, basta criar composições com diferentes tonalidades. Dessa forma, há a possibilidade de se trabalhar de modo mais sutil com a classe monocromática, enfatizando todas as nuances, partindo dos mais claros até os mais escuros.
2. Design minimalista
Pouca informação visual e bastante impacto. O design minimalista é considerado uma das principais tendências em arquitetura e decoração para 2020. Formas, linhas e dimensões são marcantes nesse estilo. Quando combinados com cores cuidadosamente escolhidas e elementos naturais, principalmente o vidro, esses projetos alcançam mais valorização. Grandes espaços e pé-direito elevado ganham relevância com o design minimalista.
3. Combinação de estilos
A combinação de estilos está sempre em evidência quando o assunto é arquitetura e decoração, pois permite a criação de ambientes únicos com foco nos detalhes. Um toque retrô, clássico, rústico ou luxuoso pode ser a grande atração de um projeto, dependendo da composição. Assim, uma casa contemporânea pode mesclar formatos minimalistas e tecnologia com algum móvel ou objeto que traga um design retrô, por exemplo.
Essa é uma excelente solução para quebrar a monotonia. Outra combinação que tem grande destaque é a mistura entre contemporâneo e clássico, para criar ambientes sofisticados e confortáveis, sem abrir mão de praticidade e tecnologia. Ao mesclar estilos é possível valorizar ainda mais o ambiente, trabalhando peças de alto valor agregado sem elevar às alturas o custo final do projeto.
4. Cores e formas em destaque
Brincar com cores e formas geométricas ajuda a compor áreas modernas e divertidas. Essa técnica é usada há algum tempo, mas retorna com força em 2020. Nos espaços em que cores neutras predominam, um tom mais intenso projeta pontos de atenção. Certos objetos, tais como almofadas, tapetes, molduras e lustres, são indicados para compor a decoração. Outra opção interessante é usar formas e cores também nos revestimentos. Independentemente da preferência, é necessário lembrar do equilíbrio entre os elementos, com a finalidade de criar uma decoração harmônica.
5. Tecnologia e automação
A adoção de recursos tecnológicos e de automação vem com força em 2020. Por isso, vale a pena acompanhar todas as novidades. Portas e janelas automáticas; sensores de presença; inteligência artificial; internet das coisas e sistemas que permitem o controle remoto de todos os itens de uma residência estão em alta.
No longo prazo, o investimento em tecnologia e automação costuma ser vantajoso, pois a tendência é de redução dos custos graças à eficiência energética promovida pelos dispositivos. Outros benefícios são praticidade e segurança, decorrentes da funcionalidade trazida por esses equipamentos.
6. Sustentabilidade
A atenção aos detalhes responsáveis pela sustentabilidade do projeto está entre as tendências que já se consolidaram e devem ganhar cada vez mais adeptos. Algumas soluções ecológicas, além de melhorar a preservação de recursos naturais, favorecem a decoração: é o caso dos telhados verdes e dos jardins verticais.
Os telhados verdes são jardins instalados no topo de prédios e residências. Os chamados ecotelhados, coberturas verdes ou tetos verdes, podem ser instalados em qualquer área (laje) impermeabilizada, desde que o projeto seja desenvolvido por profissionais especializados, como arquitetos e engenheiros.
O jardim vertical, ou parede verde, é um recurso semelhante. Nesse caso, a vegetação serve de cobertura tanto para áreas internas quanto externas. A principal vantagem das duas soluções é aumentar o conforto térmico, com a redução do calor. Além disso, amenizam a qualidade do ar, porque a função das plantas é filtrar os poluentes e liberar oxigênio na atmosfera.
Iniciativas que promovem o melhor uso da água, como tanques de armazenamento que captam a água da chuva e sistemas de reuso hídrico; painéis solares e equipamentos ecoeficientes complementam as escolhas sustentáveis que valorizam ainda mais os projetos.
7. Conforto
A sensação de conforto, muitas vezes, reside nos detalhes. Iluminação, climatização e mobiliário precisam, cada vez mais, oferecer aconchego aos usuários. A experiência sensorial pode ser privilegiada em um projeto bem desenvolvido, levando-se em conta luz adequada, texturas mais agradáveis e a elaboração de um design equilibrado.
A combinação de estilos também ajuda a favorecer o conforto na decoração. A inclusão de determinadas peças, cadeiras estofadas, por exemplo, podem tornar mais aconchegante e sofisticada uma sala de jantar contemporânea. Sofás, poltronas, almofadas e camas são outros itens que merecem ser realçados.
8. Funcionalidade
Tão importante quanto a beleza é a funcionalidade dos projetos. Os ambientes devem ser constituídos e decorados com o propósito de proporcionar o uso mais racional possível. A integração entre áreas é um bom exemplo de design funcional, pois favorece a ocupação racional. Essa integração pode ser favorecida com o uso de divisórias de vidro, em vez de portas e janelas, por exemplo.
Soluções que melhoram a organização de objetos também são bem-vindas e, frequentemente, dependem de pouco investimento. Móveis pensados com o devido tamanho para armazenamento, como nichos, são excelentes para todos os ambientes, sobretudo os que acumulam uma quantidade maior de itens, a exemplo de quartos infantis e salas.
9. Elementos naturais e design orgânico
Entre as tendências em arquitetura e decoração para 2020, vale a pena lembrar de elementos naturais e design orgânico. A seleção de componentes para revestimento e mobiliário, nesse aspecto, faz toda a diferença. Madeira, pedra, fibras, tijolo, aço e vidro valorizam o ambiente e podem ser adotados a fim de combinar rusticidade e sofisticação.
O design orgânico aparece nos projetos que remetem às estruturas naturais, emprestando mais fluidez ao espaço. No paisagismo, vale apostar em plantas e jardins para harmonizar toda a decoração.
10. Customização
A personalização é uma excelente aliada. A tendência de customizar a arquitetura e a decoração dos imóveis permanece em alta no ano de 2020. Peças planejadas com design arrojado compõem ambientes incríveis, mas não são os únicos itens capazes de criar conceitos diferenciados. Vale apostar em cores, artigos pessoais, obras de arte e na combinação de estilos que, certamente, irão garantir a singularidade do projeto.
Ainda que estilo seja indiscutível, as tendências em arquitetura e decoração trazem novos insights para a criação de projetos cheios de personalidade.
Continue acompanhando as tendências em arquitetura e decoração. Siga nossas publicações no Facebook, LinkedIn e Instagram.
Leave a Reply