Toda empresa deseja ganhar eficiência e elevar a produtividade sem comprometer os resultados e a qualidade entregue aos clientes finais. Esses objetivos têm motivado as organizações a investirem em automação corporativa, tecnologia que está presente em diferentes pontos no ambiente profissional.
Com o avanço da transformação digital, a automação corporativa é um recurso indispensável para as empresas que querem aumentar a maturidade tecnológica. As possibilidades que a automação oferece são ilimitadas e crescentes, com funcionalidades que abrangem a execução de tarefas repetitivas, o processamento de grandes volumes de informação, o atendimento automatizado do cliente, as ações de marketing, o recrutamento de profissionais, entre tantas outras necessidades.
Além das aplicações mais evidentes, relacionadas aos principais processos executados dentro das empresas, a automação também está presente na infraestrutura predial. Quando associada à arquitetura corporativa, a automação promove eficiência e segurança, além de melhorar os mecanismos de controles, de forma geral. Isso porque todos os componentes automatizados podem ser interligados e gerenciados de forma centralizada.
Explorar a tecnologia da automação em todas as suas potencialidades traz a empresa para um novo contexto de atuação, mais funcional, eficiente e produtivo.
Automação dos processos
A automação já está presente na maior parte das empresas, mesmo que de forma muito pontual. O melhor exemplo de aplicação dessa tecnologia envolve as ações de marketing. Você provavelmente recebe e-mails periódicos com ofertas e informações a respeito de produtos e serviços do seu interesse. Esse é um bom exemplo de um processo que foi automatizado.
Situações como o envio de e-mail de relacionamento com o cliente são, muitas vezes, repetitivas. Nesse caso, a automação é efetiva e eficiente tanto para a empresa quanto para o cliente. Quem realiza uma compra no e-commerce, recebe automaticamente as confirmações de realização e pagamento do pedido. Tudo muito simples e prático.
Outro recurso que tem aplicação crescente nas empresas de todos os segmentos é a automação robótica de processos — Robotic Process Automation (RPA). Essa tecnologia é executada por meio de softwares, que estão cada vez mais inteligentes. Os robôs, ou bots, conseguem desempenhar uma série de atividades digitais, com segurança, agilidade e precisão. Dessa forma, evitam erros e retrabalho, além de elevar significativamente a produtividade da empresa.
No atendimento ao cliente e nas operações comerciais, a automação também é extremamente relevante. Talvez você esteja pensando naquela comunicação robotizada feita a partir de sites, redes sociais e apps. Sim, esse é um bom exemplo. Na prática, envolve o uso dos chatbots, programas destinados à interação automatizada.
Os totens de atendimento, os self-checkouts e os caixas automáticos são outros bons exemplos da aplicação da automação, que existem para facilitar processos para as empresas e seus clientes.
Arquitetura corporativa e automação
O aumento de recursos automatizados nas empresas exige que os projetos arquitetônicos estejam alinhados a essa tendência. Um primeiro ponto a considerar é a infraestrutura necessária para garantir as instalações eletrotécnicas que o ambiente demanda ou pode vir a demandar em breve.
A automação pode ser incorporada a outros pontos do projeto, como portas, janelas, brises, divisórias, sistemas de segurança e iluminação, para citar alguns elementos que podem ser automatizados. O investimento em soluções desse tipo é interessante porque há uma série de benefícios envolvidos.
Acessibilidade
O contexto corporativo está em mudança, e isso não envolve apenas a tecnologia, mas a própria cultura organizacional. A demanda por mais diversidade nas empresas é evidente, mas exige um ambiente de trabalho que promova a acessibilidade. Nesse sentido, o investimento em automação é fundamental.
Para uma pessoa cadeirante, uma porta automática representa o acesso com dignidade e segurança ao ambiente de trabalho. Mas, na prática, o equipamento facilita a circulação de todos, seja uma secretária que precisa transitar entre os espaços com inúmeros processos, o pessoal da limpeza ou um cliente com mobilidade reduzida.
Eficiência energética
Muitas vezes, a automação está relacionada também ao ganho de eficiência em relação ao consumo de energia. Vislumbramos facilmente esse benefício quando o assunto é iluminação e, de fato, há economia decorrente da automatização, nesse caso.
Existem outras estruturas e equipamentos que, quando automatizados, melhoram a eficiência energética do local, como os sistemas de climatização e até mesmo as portas. O uso do ar-condicionado, por exemplo, pode ser programado de acordo com as necessidades de uso e controlado remotamente.
A automatização das portas, por sua vez, reduz o consumo de energia ao manter as condições climáticas do local, na medida em que abrem e fecham automaticamente. Isso evita a troca de calor excessiva no ambiente, fato que aumenta o potencial do sistema de climatização.
Controle e segurança
Frequentemente, a automatização dos recursos arquitetônicos está relacionada ao aumento do controle e da segurança nos ambientes corporativos. Os sistemas de acesso e vigilância, por exemplo, podem funcionar por meio de automação. As portas automáticas com controle de acesso podem ser instaladas nas entradas das empresas ou em áreas que devem ser restritas.
Todos esses mecanismos podem ser gerenciados de forma centralizada. A integração dos dispositivos facilita a gestão e expande o alcance da tecnologia, no contexto da Internet das Coisas (IoT).
A automação corporativa está em ascensão e vai permanecer como forte tendência no segmento. Ao desenvolver seus projetos, conte com a expertise da VipDoor, especializada em automatização para empresas. Nossos especialistas conseguem desenvolver soluções customizadas e de grandes dimensões, com garantia de qualidade. Entre em contato conosco.
Leave a Reply