Diversos estudos já apontaram a necessidade e os benefícios de se fazer algumas pausas para descansar a mente e o corpo durante o trabalho. E há muitas empresas que decidiram incentivar esses momentos aos seus colaboradores por meio da criação de um ambiente dedicado: a sala de descompressão.
Este espaço, que começou a ganhar visibilidade com as grandes corporações de tecnologia, se espalhou para companhias de todos os segmentos e portes, virando uma verdadeira tendência da arquitetura corporativa. A seguir, conheça mais sobre o que é a sala de descompressão, quais vantagens ela pode trazer à empresa e aos colaboradores e dicas para você elaborar seu projeto.
O que é uma sala de descompressão?
A sala de descompressão é um espaço instalado dentro de um escritório com a função de proporcionar relaxamento e descontração aos colaboradores. Em tempos nos quais se valoriza cada vez mais a saúde mental dos profissionais, esse ambiente ajuda a estimular os recomendados intervalos para aliviar o estresse que pode ser causado pela rotina de trabalho.
Por isso, nada de baias e computadores. A ordem é justamente fazer com que os trabalhadores, ao usufruírem da sala, possam liberar a cabeça das preocupações com suas tarefas. Dessa forma, são bem-vindos cadeiras e sofás confortáveis, jogos, materiais de leitura e até bebidas e snacks.
E por que a sala de descompressão virou uma tendência cada vez mais presente nos escritórios? É que ela traz benefícios não só para os funcionários, mas também para as próprias companhias.
Vantagens da sala de descompressão
Como mencionamos, o principal objetivo da sala de descompressão é propiciar um descanso das atividades de trabalho. E essa pausa traz consigo resultados muito positivos para todos.
Trabalhar por horas e horas seguidas, sem intervalos e, muitas vezes, sob pressão, prejudica o desempenho de qualquer pessoa. Chega uma hora em que o cansaço bate e fica difícil manter a concentração. Ao contar com esse espaço, o colaborador consegue recarregar suas energias física e mentalmente para voltar mais disposto às suas tarefas.
Isso reduz a ansiedade e o estresse e proporciona um melhor bem-estar aos trabalhadores. Por consequência, o ato de distanciar o pensamento das obrigações por alguns instantes contribui para melhorar a produtividade e, inclusive, despertar a criatividade. Afinal, são nos momentos de ócio que muitas vezes surgem as melhores ideias.
A sala de descompressão também ajuda a reforçar a interatividade e a conexão entre os funcionários, gerando um ambiente de trabalho mais acolhedor e prazeroso.
Por parte das empresas, os ganhos são enormes ao constatar o aumento da performance e da satisfação de sua equipe. Tanto para obter resultados ainda melhores como para se assegurar de que está oferecendo condições de trabalho adequadas dentro do escritório. Isso reflete diretamente na reputação da companhia, por se preocupar com o bem-estar de seus profissionais.
O que colocar na sala de descompressão?
Agora que você conhece os benefícios que a sala de descompressão pode trazer para uma empresa e seus colaboradores, que tal propor este ambiente em seu próximo projeto de arquitetura corporativa? Veja algumas dicas que você pode levar em consideração.
Escolha do espaço
Primeiramente, é importante pensar no lugar mais adequado do escritório para abrigar a sala de descompressão. É importante que, se possível, ele seja mais afastado da área onde ficam as baias com computadores, para que realmente haja uma desconexão das tarefas. Uma opção bem interessante para os escritórios que possuem espaços ao ar livre, como varandas ou terraços, é aproveitá-los para esse ambiente.
Para ser um lugar confortável, selecione um local mais arejado e que conte com ar-condicionado. A inclusão de plantas naturais pode ajudar a tornar o espaço mais fresco e agradável. Assegure-se também de que haja um isolamento acústico para que o barulho das conversas e telefones não atrapalhe o descanso dos profissionais.
Estilo da sala
Antes de pensar em uma proposta de arquitetura para a sala, estude o estilo de design da empresa, sua cultura e o perfil e necessidades dos colaboradores. Isso vai dar um bom direcionamento para a escolha das cores e elementos que irão compor o local.
É interessante entender, por exemplo, se é mais valioso para os funcionários de uma companhia contar com um espaço que privilegia o relaxamento ou a descontração — ou ambos, se houver a possibilidade.
Se for o primeiro caso, você pode pensar em cores mais neutras e frias, móveis convidativos para um descanso e um ambiente mais silencioso ou com uma música suave. Já o segundo pede cores mais quentes e vivas, um design divertido e itens que estimulem a interatividade e o entretenimento.
Seja qual for o objetivo, vale ressaltar: por mais que a sala tenha como base o estilo de design do restante do escritório, busque trazer uma personalidade diferenciada, já que a ideia é realmente viabilizar essa desconexão do trabalho.
Diversão e entretenimento
Dependendo do seu projeto, pense em diferentes formas de entretenimento, tanto para quem se encontra sozinho como para quem busca um momento de diversão junto aos colegas. Você pode destinar uma área mais tranquila para abrigar TV, livros e revistas e outra mais descontraída, com jogos e atividades.
Neste último caso, vale sondar que opções seriam as mais adequadas para o perfil da empresa e dos colaboradores, mas há inúmeras possibilidades: pebolim, pingue-pongue, jogos de tabuleiro, videogame, piscina de bolinhas e o que mais a imaginação mandar.
Móveis e espaços alternativos
Por fim, e não menos importante, a escolha dos móveis é fundamental para propiciar um bom relaxamento a todos que irão utilizar a sala. Busque as opções mais confortáveis de sofás, poltronas e pufes. O uso de redes e almofadas também contribui para deixar o ambiente aconchegante e convidativo.
Ao planejar a configuração do local, vale ainda conferir se a empresa oferece benefícios como aulas de ginástica laboral, ioga, massagens e snacks aos funcionários. Caso ofereça, é interessante pensar se a sala pode comportar espaços para a realização dessas atividades ou mesmo para fazer um lanchinho rápido em meio ao descanso.
Como você pôde perceber, a sala de descompressão cumpre uma função muito relevante no escritório, já que ela está diretamente ligada ao bem-estar dos colaboradores. Por isso, precisa ser cuidadosamente planejada para que todos os detalhes ajudem a proporcionar essa sensação.
Na busca por fornecedores que apoiem a missão de projetar uma sala de descompressão personalizada e funcional, não deixe de contar com a VipDoor. Entre em contato e conheça nosso portfólio de portas automáticas.
Leave a Reply