O retrofit hospitalar é a transformação do local para atender às necessidades específicas da área da saúde. Transformar significa, aqui, customizar, adaptar e melhorar prédios e edificações para tornar o espaço mais funcional e acolhedor.
Restauradas e adaptadas, as dependências do interior e do exterior das construções ainda continuam com suas melhores e mais marcantes características, mas ganham contornos mais modernos e funcionais. A técnica de revitalização, inventada na Europa, é surpreendente por ser uma das formas mais sustentáveis para atualizar fisicamente uma marca, isso porque não existe a necessidade de colocar tudo abaixo, mas sim evoluir o que já existe em prol de uma experiência mais conectada, customizada, moderna e tecnológica.
O que são obras de retrofit?
É uma técnica norteada pela adaptação e modernização que nasceu com o objetivo de “colocar o que é antigo em forma”. O processo de modernização conta com a realização coletiva de profissionais da construção civil, das áreas da engenharia e arquitetura.
São considerados pontos positivos de determinado prédio ou espaço, que dão novas funcionalidades para áreas deterioradas ou antigas, transformando o lugar para atender às exigências de sua melhor utilidade ou mesmo se adequar às legislações vigentes. As adequações, mudanças e melhorias das instalações e equipamentos elevam o conforto e as funcionalidades do lugar, trazendo, assim, maior bem-estar para todos — dos colaboradores, fornecedores e visitantes aos clientes. A tendência está conectada com o macromovimento de cidades inteligentes e sustentáveis.
O que é o retrofit na arquitetura?
A técnica é bem diferente de uma reforma ou restauração simples. Quando se trata de uma reforma, por exemplo, a pequena alteração não muda o espaço total. No caso do retrofit, a proposta é de mudanças amplas. que podem ir de espaços como um hall até sistemas como a iluminação, passando por fachadas e outras dependências, por exemplo.
O principal objetivo do retrofit na arquitetura é modernizar e adaptar prédios mais antigos às necessidades e tendências atuais, sempre focando em conforto e comodidade. Um projeto de retrofit contempla uma série de fatores, como a manutenção da estrutura, a otimização do uso do espaço e a atualização de sistemas e recursos disponíveis no prédio.
Quais os benefícios do retrofit hospitalar?
O retrofit pode oferecer uma série de benefícios quando falamos em arquitetura hospitalar. Por serem prédios muitas vezes antigos, os hospitais tendem a necessitar de reformas mais profundas para se adaptar às necessidades do público, bem como atender a novas legislações e regras de regulamentação. Além de ser uma necessidade, o retrofit muitas vezes é uma solução de melhoria significativa para o ambiente.
Por se tratar de uma estrutura de ampla circulação e que recebe um público com necessidades diversas, o hospital deve oferecer acessibilidade. Neste sentido, o retrofit pode ser uma boa pedida para adaptar áreas de circulação, fazendo melhor aproveitamento do espaço.
Além da acessibilidade, o retrofit em hospitais pode ser feito no sentido de promover a automação do espaço, trazendo mais comodidade e facilidades para pacientes, visitantes e colaboradores.
A obra também pode atender a demandas como exigências para conquistar a acreditação hospitalar e contemplar necessidades relacionadas à biossegurança, além de permitir a adaptação da edificação às principais tendências em arquitetura hospitalar.
Portas automáticas: item indispensável no retrofit hospitalar
Uma boa dica para o seu retrofit hospitalar é: comece pela entrada! Se a proposta é modernizar o espaço, as portas automáticas são indispensáveis. Principalmente quando falamos em ambientes de alta circulação e que necessitam de agilidade na locomoção, como os hospitais, a automatização das portas é fundamental.
Além de modernizar o ambiente, as portas automáticas conferem maior acessibilidade ao espaço, o que, como falamos acima, é indispensável no caso da arquitetura hospitalar. Outros benefícios como menor risco de contaminação, controle de acesso e segurança também entram na lista de vantagens das portas automáticas em projetos de hospitais.
A escolha equivocada de portas em uma obra como essa pode comprometer definitivamente toda a proposta. Por isso, optar por portas automáticas é a decisão acertada se a aposta é um projeto moderno, que combine a funcionalidade indispensável na arquitetura hospitalar com uma estética refinada.
Vou fazer um retrofit hospitalar. E agora?
Como vimos, o retrofit hospitalar é uma boa pedida para quem quer modernizar o espaço e fazer melhorias que ofereçam mais conforto e funcionalidade ao ambiente. Para começar a pensar no seu projeto, é importante contar com o apoio de parceiros que sejam especialistas no assunto e possam desenvolver soluções personalizadas para o projeto. A VipDoor trabalha com projetos sob medida e é especialista em automatização para hospitais. Entre em contato com nossos especialistas.
Leave a Reply