5 motivos para investir em portas automáticas

Mais do que um objeto de desejo, a porta automática é um investimento que vai muito além da estética. No cenário atual, as portas automáticas entregam funcionalidades que se ajustam às necessidades das famílias, empresas e organizações de todos os tipos, desempenhando um papel fundamental para fortalecer o compromisso com a saúde, a segurança, a acessibilidade e a sustentabilidade, por exemplo.

Essas questões se somam aos avanços tecnológicos e ao crescente uso da automação e da internet das coisas. Por isso, esses equipamentos tendem a ser cada vez mais importantes para os projetos arquitetônicos. Neste artigo, vamos detalhar cinco bons motivos para investir em portas automáticas. Confira!

 

  • Baixo contato

 

A pandemia da Covid-19 nos levou a um novo contexto das relações sociais e econômicas. Vivemos, agora, a era da “economia de baixo contato”, que é marcada pela busca de soluções que reduzam o contato físico entre as pessoas e com superfícies. Passamos a priorizar, por exemplo, o comércio eletrônico ao varejo físico. E quando há necessidade de estar fisicamente em um estabelecimento comercial ou outro ambiente público, tentamos manter o distanciamento, evitando, especialmente, tocar nas superfícies. 

Esses cuidados serão mantidos por bastante tempo e, para muitas pessoas, já fazem parte de novos hábitos de higiene e proteção. Um dos equipamentos que contribui para esses novos cuidados é a porta automática. Graças ao seu sistema automatizado de abertura e fechamento, a porta automática dispensa o contato.

Por conta dessa característica, as portas automáticas sempre estiveram presentes em ambientes relacionados à área da saúde, como clínicas e hospitais, muito antes da pandemia. Hoje, a preocupação com a assepsia se estende a empresas e residências. Além de dispensar o contato com as superfícies, a porta automática, dependendo do material utilizado, facilita a higienização. É o caso do vidro, que pode ser facilmente desinfectado.    

 

  • Acessibilidade

 

Outra questão que ganha cada vez mais relevância na sociedade atual é a acessibilidade. Facilitar o acesso a ambientes públicos ou privados a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, como cadeirantes e idosos, por exemplo, é uma demanda crescente, pois abrange um grande contingente de indivíduos.

As portas automáticas são equipamentos fundamentais para promover a acessibilidade com segurança. Com sistema de funcionamento automatizado e uso de sensores específicos, reduzem o risco de acidente ao mesmo tempo em que viabilizam a circulação de pessoas com mobilidade reduzida. 

Residências, hotéis, condomínios, hospitais, estabelecimentos comerciais e prédios públicos devem sempre considerar a utilização de portas automáticas, principalmente, em ambientes de uso comum e se esses espaços forem destinados a pessoas mais velhas ou que enfrentam qualquer tipo de restrição para se locomoverem. 

 

  • Conectividade

 

A expansão da internet das coisas, da automação e das casas inteligentes é outro fator que reforça a importância do investimento em portas automáticas. Afinal de contas, esses equipamentos fazem parte de um amplo conjunto de soluções que se conectam e podem ser acionadas por meio de um dispositivo central, que controla todos os recursos instalados em um ambiente automatizado.

Para quem busca tecnologia e praticidade, a automação é um caminho sem volta. O projeto arquitetônico dos imóveis com essa característica, mais voltada para a conectividade, podem incorporar portas automáticas, janelas automatizadas e tetos móveis, entre outros elementos. Muitas vezes, esses equipamentos mudam completamente a configuração do ambiente. Por exemplo, uma cozinha pode se integrar à sala com a abertura de uma porta automática que divide os espaços. 

A automação facilita esse processo, pois toda essa movimentação pode ser feita rapidamente por meio do controle centralizado. Basta utilizar um dispositivo como tablet ou celular para acionar qualquer recurso. 

 

  • Segurança

 

Outra preocupação crescente da sociedade é a segurança. Nesse ponto, as portas automáticas são equipamentos seguros tanto em relação à sua movimentação quanto para inibir invasões. Quanto à movimentação, as portas automáticas desenvolvidas por empresas especializadas possuem sistemas e mecanismos minuciosamente bem projetados e dotados de sensores especiais para evitar qualquer tipo de acidente.

Quanto à proteção do imóvel, a porta automática é uma solução excelente, pois pode ser projetada com materiais blindados e incorporar rigorosos controles de acesso, permitindo que apenas pessoas autorizadas possam acessar o ambiente. Dessa forma, esse mecanismo atende muito bem às necessidades de empresas, hospitais, hotéis e até mesmo residências.    

 

  • Sustentabilidade

 

Outro bom motivo para investir em portas automáticas é a preocupação com a sustentabilidade. Cada vez mais, a arquitetura incorpora soluções voltadas para essa questão. E as portas automáticas estão entre os mecanismos que favorecem a preservação de recursos financeiros e naturais.

As portas automáticas são muito relacionadas à eficiência energética. Quando projetadas em vidro, permitem a melhor utilização da luz natural, reduzindo o consumo de energia elétrica.

O sistema automatizado de abertura e fechamento das portas é outro componente que contribui para a redução no consumo de energia, pois tende a preservar melhor a climatização do ambiente, diminuindo a potência e o uso do ar-condicionado.

Além desses cinco bons motivos para investir em portas automáticas, há, também, a questão estética. Quando projetadas sob medida, as portas automáticas se integram ao projeto arquitetônico como um todo, configurando uma solução que entrega funcionalidade, tecnologia e design sofisticado.

Ao investir em portas automáticas, busque empresas certificadas e experientes, como a VipDoor, que atua há 20 anos nesse mercado e tem o melhor atendimento pós-venda do ramo. Entre em contato com a VipDoor e solicite o seu orçamento!

Leave a Reply

Your email address will not be published.