O vidro é um dos materiais mais utilizados em portas automáticas. É um elemento muito versátil e que permite melhor aproveitamento da luz natural. Para o design, é uma opção que traz sofisticação ao ambiente sem comprometer a estética do local. Todos esses atributos podem ser melhorados com a adoção de vidros especiais para portas automáticas.
Para garantir segurança desde o processo de fabricação até a utilização no dia a dia, as portas automáticas de vidro seguem rígidos padrões técnicos de produção, sendo necessário que o vidro seja do tipo laminado ou temperado. Essas exigências, entretanto, não comprometem a adoção dos vidros especiais, desde que sigam as normas técnicas.
Neste post, vamos destacar duas opções inovadoras para instalação em portas automáticas: o vidro extra clear e o vidro inteligente. Esses modelos se diferenciam do vidro comum, trazendo mais exclusividade ao equipamento, com diferentes nuances de transparência. Confira!
Vidro extra clear
É o vidro mais transparente que existe no mercado, com grau de transparência que chega a 92%. Essa característica fica evidente quando duas placas grossas de vidro comum e de vidro extra clear são comparadas. Na observação é perceptível uma tonalidade mais esverdeada no vidro comum. Embora ambos sejam incolores, o modelo comum revela traços de coloração, enquanto o extra clear é totalmente neutro, não apresentando tons que interfiram na estética do ambiente.
Essa coloração esverdeada, característica do vidro comum, é resultado de seu processo de fabricação, que tem o óxido de ferro como um dos componentes. Dependendo da quantidade de ferro presente na composição do vidro e da espessura do material, será possível observar os tons sutis de verde, que são mais perceptíveis na borda do vidro, mesmo que ele seja incolor.
O vidro extra clear possui baixo teor de ferro em sua composição. Esse detalhe faz toda a diferença no produto final, que atinge uma transparência translúcida e cristalina. Dessa forma, o vidro extra clear se tornou a opção ideal para diferentes aplicações, beneficiando projetos que buscam neutralidade, baixa emissão de reflexos e preservação das cores presentes no ambiente ou em objetos. É por essa razão que o vidro extra clear é bastante utilizado em vitrines e prateleiras de lojas.
Em projetos de arquitetura, o vidro extra clear é cada vez mais utilizado, pois ajuda a compor ambientes harmônicos e sem distorção de cor. A transparência peculiar do material traz sofisticação aos espaços, favorece a amplitude visual do ambiente e garante melhor aproveitamento da luz natural.
A aplicação do vidro extra clear em portas automáticas é, portanto, uma tendência. Normalmente, o vidro é escolhido por permitir melhor integração entre ambientes, entrada de luz natural, conforto visual, adequação estética ao projeto e neutralidade. Todos esses objetivos são alcançados em maior proporção quando se utiliza o vidro extra clear no lugar do vidro comum.
Um aspecto importante a se observar é que o vidro extra clear pode ser fabricado no formato laminado ou temperado sem que os benefícios do material sejam comprometidos. Esse ponto é fundamental para garantir a adequação das portas automáticas às normas técnicas e aos padrões mais rigorosos de segurança.
Vidro inteligente
Outra tendência em projetos arquitetônicos é a utilização do vidro inteligente, um material que tem a capacidade de mudar de tonalidade, passando de transparente para opaco (ou o contrário). É uma maneira muito simples, rápida e prática de reconfigurar o ambiente, garantindo privacidade no momento desejado.
Também chamado de vidro polarizado ou privativo, o vidro inteligente tem a aparência de um vidro comum, mas sua composição é muito diferente, pois ele é formado por duas lâminas de vidro e tem um display ultrafino separando-as. Segundo a Intelliglass, fabricante de vidros inteligentes, esse display é composto por partículas suspensas em cristal líquido, que se modificam quando acionadas pela eletricidade. O mecanismo é simples e eficiente. Quando o sistema está desligado, o vidro fica opaco e branco. Ao acionar o dispositivo, as partículas mudam de posição, permitindo a passagem da luz. Dessa forma, ao acionar um botão, o vidro passa de opaco a transparente em um décimo de segundo.
Assim como o vidro extra clear, o vidro inteligente também pode ser fabricado no formato temperado ou laminado, condição que viabiliza a aplicação do produto em portas automáticas.
No caso do vidro inteligente, essa é uma opção ideal para projetos que buscam integração de ambientes, mas sem esgotar a possibilidade de privacidade em situações específicas.
É o caso, por exemplo, de um imóvel corporativo que tem uma sala separada do restante do espaço por uma porta automática. Usando o vidro inteligente, o local fica exposto, permitindo amplitude visual, porém, se houver a necessidade de uma reunião restrita é possível garantir privacidade à sala, bastando acionar um botão.
A mesma lógica vale para imóveis residenciais quando há intenção de reconfigurar o ambiente de acordo com a ocasião.
O uso de vidros especiais em portas automáticas é crescente por conta da funcionalidade, praticidade e estética, gerando uma série de benefícios ao local.
A VipDoor desenvolve portas automáticas sob medida e aplica em seus equipamentos tanto o vidro extra clear quanto o vidro inteligente. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre essas soluções.
Leave a Reply